VOCÊ SABE O QUE É ZIRCÔNIA E COMO IDENTIFICÁ-LA?

Zircônia é uma pedra semipreciosa que é muito utilizada na fabricação de semijoias. A Villa Luna oferece dezenas de tipos de peças com essa gema, entre colares, brincos, anéis e pulseiras.

E por que a zircônia é tão utilizada e famosa no segmento de semijoias? Porque é uma pedra linda e semelhante ao diamante, com a vantagem de ser bem mais acessível financeiramente, é claro.

É por isso que a zircônia está sempre presente em todo tipo de semijoias. Então vale a pena saber algumas curiosidades sobre esta pedra e como identificá-la.

Zircônia é um mineral raro na natureza

A zircônia é, na verdade, um mineral conhecido como óxido de zircônio, que existe na natureza, mas é bastante raro.

Ao longo do século 20, com os avanços tecnológicos, cientistas conseguiram desenvolver um processo para criar gemas de zircônia em laboratório, o que deixou esse material bem acessível para diversas aplicações, incluindo a fabricação de semijoias.

A pedra também é conhecida como “zircônia cúbica”, devido à sua configuração atômica.

Diferenças da zircônia para o diamante

A olho nu, a zircônia pode ser confundida com o diamante. Porém, com análise mais aprofundada é possível verificar as diferenças. Por ser sintética, a zircônia praticamente não tem imperfeições em sua superfície, se vista no microscópio, enquanto o diamante, encontrado na natureza, apresenta imperfeições.

A cor também fornece pistas. Encontrar um diamante natural totalmente incolor é muito raro, enquanto a zircônia pode ser perfeitamente incolor ou ser fabricada em diversas cores. Essa característica a torna bastante útil para a fabricação de semijoias com diferentes tons.

Outra característica é a dureza. Diamantes são os elementos mais duros do planeta, enquanto a zircônia não chega nesse patamar, embora também seja muito dura.

E outra diferença, claro, é o preço. Diamantes normalmente são muito caros. Já a zircônia, por ser feita em escala industrial, é muito acessível, daí sua larga utilização na fabricação de semijoias.

Como identificar uma zircônia verdadeira

Como a zircônia atualmente compõe semijoias de todos os tipos, é bom conhecer algumas características para identificar uma pedra genuína desse material.

Em primeiro lugar, ela é normalmente bem pesada, diferente de outras pedras, que podem ser muito leves. Em segundo, por ser feita em laboratório, a zircônia tem um formato perfeito, sem imperfeições. Em terceiro, tem a cor de seu brilho: ao ser iluminada por luz direta, a zircônia reflete um arco-íris perfeito.

Gostou das dicas? Comente aí embaixo!

Já pensou em ser revendedora de semijoias com zircônia da Villa Luna? Clique aqui e fale com a gente!

You Might Also Like

Leave a Reply