VOCÊ SABE CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE SUAS SEMIJOIAS?

Saber calcular corretamente o preço de venda de suas semijoias é muito importante para que seu negócio tenha lucro e se mantenha sustentável.
Não basta apenas saber quanto você pagou na semijoia e colocar em cima do preço de venda um lucro de forma aleatória. Fazendo assim você não tem controle nem de suas despesas nem de seus ganhos reais. E também fica sem saber quanto pode oferecer como desconto quando quiser realizar alguma promoção.
Definir o preço de venda final exige alguns poucos cálculos, mas nada muito difícil. Siga o fio:
1 – Pesquise o mercado de semijoias antes de definir o preço de venda
É preciso antes saber quanto estão cobrando no mercado por produtos semelhantes aos seus. Assim você terá uma ideia de quanto colocar como preço de venda final das semijoias, sem estipular valores muito acima ou muito abaixo dos que são praticados, mantendo sua competitividade frente aos concorrentes.
2 – Defina a margem de lucro que vai compor o preço de venda das semijoias
No mercado de semijoias, a margem de lucro costuma variar entre 40% e 150% do valor de compra da peça. Para estipular o preço de venda das semijoias, calcule a margem de lucro que você deseja. Por exemplo, se você pagou R$ 10,00 em uma peça e coloca 50% de margem (R$ 5,00), isso dará um total de R$ 15,00.
3 – Calcule suas despesas para definir o preço de venda das semijoias
Seu negócio tem diversas despesas que precisam ser levadas em conta na hora de definir preço de venda das semijoias: aluguel, energia elétrica, água, condomínio, internet, telefone, taxas de máquinas de cartões, combustível, frete, valor de embalagens, entre outras. Você deve estimar o valor mensal dessas despesas e dividir pelo volume médio de semijoias que você vende por mês. Isso dará um valor médio do peso dessas despesas por cada semijoia vendida. Por exemplo, com uma média de R$ 3.000,00 de despesas por mês dividida por uma média de 600 semijoias vendidas mensalmente, você tem um custo fixo médio por peça de R$ 5,00.
4 – Acrescente o valor das despesas para definir o preço de venda final
Depois, você deve somar o valor médio dessas despesas ao valor da peça com a margem de lucro. No nosso exemplo, o custo da peça com a margem de lucro ficou em R$ 15,00, e a média das despesas calculada por peça foi de R$ 5,00. Somando esses valores, teríamos preço de venda final da etiqueta de R$ 20,00.
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