DIFERENÇA ENTRE SEMIJOIA, FOLHEADO E BANHADO

Você sabe a diferença entre semijoia, folheado e banhado?

Ao falarmos de semijoias, sempre ouvimos os termos “folheado” e “banhado”. Você sabe a diferença entre eles? Siga o fio abaixo para entender melhor.

1 – O que é uma semijoia?

Em primeiro lugar, é preciso entender que uma semijoia é uma peça de alta qualidade e beleza feita com algum metal não nobre (normalmente latão) que recebe depois uma camada de material nobre, como prata, ouro ou ródio. Os processos para fazer com que a camada de metal nobre seja aderida à peça podem ser o folheamento ou o banho, daí a origem dos termos “folheado” e “banhado”, tão comuns de se ouvir no segmento de semijoias.

2 – O que é folheado?

Folheado tem a ver com um dos processos para colocar a camada de material nobre sobre o metal de base da semijoia. Nesse processo de folheamento, também conhecido como chapeamento, uma “folha” ou “chapa” de material nobre é prensada junto à peça, dando o acabamento. Atualmente esta técnica está em relativo desuso para a produção de semijoias, pois o processo de banho é mais eficiente e de maior qualidade, como veremos a seguir.

3 – O que é banhado?

O termo banhado se refere ao processo literal de “dar um banho” de material nobre na peça para fazer seu acabamento precioso. Esta é uma técnica também conhecida como galvanoplastia. Funciona assim: a peça base da semijoia é mergulhada em uma solução que contém o metal para o revestimento – ouro, prata ou ródio, por exemplo. Então, por meio da aplicação de correntes elétricas, esse material nobre vai se fixando na peça. Atualmente este é o procedimento mais utilizado para produzir semijoias – incluindo as da Villa Luna –, pois permite um acabamento com maior beleza, uniformidade, resistência e qualidade.

Gostou da explicação? Comente aí embaixo.

Já pensou em vender semijoias e conquistar sua independência financeira? Clique aqui e fale com a gente! 

You Might Also Like

Leave a Reply